Rumos: Roteiros para sua aventura!

Ajuda!

Número de locais catalogados: 191

O Rumos apresenta as rotas mais interessantes para se viajar e escalar várias montanhas do mundo.

Para melhor utilizar estes roteiros, não deixem de ler nossa política de uso!

Como procurar um local:

Há várias formas para se encontrar um local, seja ele uma cidade, uma parede de escalada ou uma montanha no Rumos:

A busca é a forma mais fácil de se encontrar uma cidade, uma montanha ou um local de escalada no Rumos. Ela foi desenvolvida de forma a facilitar ao máximo a vida do usuário

Você pode procurar utilizando expressões simples, com poucas letras, pelo nome completo de uma montanha, de um estado, cidade ou de um país, ou ainda pela altitude da montanha que se prentende escalar. Neste caso, o sistema retornará montanhas com altitudes variando 350 metros, tanto acima quanto abaixo do valor digitado.

Informações e dificuldades:

Ao abrir a página do local escolhido, a primeira informação que você encontrará são os ícones de Classificação e Dificuldades. Cada um possui uma característica própria. Confira:

Informações Turísticas Informações Turísticas

Escalada fácil Escalada fácil

Escalada moderada Escalada moderada

Escalada difícil Escalada difícil

Trekking leve Trekking leve

Trekking moderado Trekking moderado

Trekking pesado Trekking pesado

Montanhismo fácil Montanhismo fácil

Montanhismo moderado Montanhismo moderado

Montanhismo difícil Montanhismo difícil



Informações básicas dos locais e montanhas

Logo após a classificação de dificuldades, você encontrará algumas informações primárias, como sua altitude (em metros), a altitude inicial - que por sinal, pode variar muito, devido as inúmeras rotas apresentadas - e a data em que as informações foram colhidas.

Baixando arquivos

Abaixo dessas informações, você encontrará um ou mais arquivos zipados, que contém dados de GPS e KMZ. Os arquivos KMZ e KML são relacionados ao software Google Earth, e não são disponibilizados diretamente no site, como é encontrado normalmente, por um único motivo: Devido a riqueza de detalhes, o sistema on line da Google não suporta a exibição plena dos arquivos. Assim, entendemos melhor disponibilizá-los para download!

Caso você não possua o programa Google Earth, clique aqui para fazer o download.

Mais dicas e informações

Continuando nossa navegação pelo local, você terá também algumas informações do período em foram atualizados os materiasi e mais abaixo, valiosas dicas para quem pretende se aventurar por algumas das rotas exibidas!

Como enviar um arquivo KML para seu GPS?

O primeiro passo para enviar um arquivo de mapa do Rumos é ter o programa TrackMaker

Este programa é o mais recomendável para você fazer edições e enviar arquivos para qualquer GPS. A versão do link é uma versão gratuita, porém o desenvolvedor tem uma outra versão mais completa disponível a baixo custo.

Tendo o programa em seu PC, agora é a vez de usá-lo para jogar os dados do computador para o GPS. Para isso, já em “Abrir” arquivo. Uma nova janela aparecerá. Você deve mudar o campo”Files of Type” para “Todos os arquivos” e achar o arquivo baixado de Rumos.

Uma vez encontrado, abra o arquivo, ele aparecerá na tela do Trackmaker. Em seguida, vá no menu superior do programa e clique em GPS. Uma janela aparecerá mostrando as interfacies na qual o programa trabalha, selecione qual é a interfacie do seu GPS (Garmin, Magellan, Silva, Lowrance etc..)

Escolhendo a sua interfacie, aparecerá uma nova tela. Tendo seu GPS ligado e conectado ao computador, escolha a opção “tudo” e em seguida clique em “Enviar dados para GPS”. Pronto, as rotas e pontos estarão em seu aparelho para você navegar!

Contribua com o Rumos

O Rumos possui hoje 191 locais publicados. Nosso interesse é sempre aumentar este número, porém para isso, pedimos a ajuda de nossos leitores.

Clique para saber mais.

.
O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!