Nevado Cachi - Rumos: Roteiros para sua próxima aventura!

País - Argentina Bookmark and Share

Nevado Cachi

Altitude Máxima: 6380 metros.

Altitude Mínima: 3200m (proximo de Las Pailas)

Temporada ideal: De Setembro até Abril

Como Chegar: De carro por Cachi

Outros locais do roteiro:

  • Hoygaard
  • Nevado Libertador San Martin
  • Quemado
  • Palermo
  • Forma da obtenção dos dados:

    Trilhas e pontos georeferenciados por Maximo Kausch em Maio de 2009.

    Mais informações sobre este roteiro:


    O Nevado Cachi é a montanha mais alta do vale dos Calchaquis em Salta, Argentina. A Serra onde ela se situa, faz um limite entre a Puna Alta a pré Cordilheira e há diversos cumes, dentre eles 3 com mais de 6 mil metros: O Nevado Cachi (também chamado de Libertador San Martin), Quemado e Palermo. Além destes, há outros menores que ficam adjacentes à rota normal contida no tracklog em anexo.

    O acesso à Montanha se dá pela cidade de Cachi, com sua arquitetura colonial, boas pousadas e restaurantes, um ótimo local para descansar e fazer turismo. No entanto, a baixa altitude da cidade é um empecilho e para tanto é importante que quem queira escalar a montanha tenha passado antes por um processo de aclimatação em montanhas próximas, como o Tuzgle, acessível desde San Antonio de los Cobres (140 km) ou outros. Para saber mais sobre aclimatação, recomenda-se a leitura dos artigos técnicos do site AltaMontanha sobre o assunto.

    A estrada que dá acesso à montanha pode ser transitada por qualquer tipo de veículo. O carro deve ser deixado numa propriedade particular que fica a 3300 metros. Converse com o proprietário e avise seu destino.

    Aproximação:

    O Cachi é uma montanha que se distingue das demais da província de Salta por conta da aproximação. Enquanto que a maioria das montanhas nesta província são vulcões e o acesso se dá de carro até sua base, no Cachi são 19 km até o primeiro local apropriado para se fazer o ataque ao cume.

    Tal aproximação, no entanto, não exige muita técnica, pois é realizada em terreno não muito inclinado e bastante prazeroso. Há água por toda extensão da trilha e bons acampamentos alternativos, caso não se alcance os acampamentos descritos no tracklog.

    O vale percorrido nesta aproximação apresenta uma grande beleza cênica e muita vida selvagem, com guanacos, zorros e condores. Entretanto a região não é nenhum parque. Além desta características naturais, há ainda na região muitos sítios arqueológicos incaicos e pré incaicos.

    Ataque ao cume:

    O ataque ao cume pode ser feito do anfiteatro Khun a 5250 metros ou acima da grande vertente, a 5625 metros. A vantagem deste acampamento superior é a economia de tempo no ataque, mas a desvantagem é subir o grande acarreo com mochila cargueira nas costas.

    O ataque é muito longo ida e volta do anfiteatro Khun são 13 km, a maioria percorrido acima dos 6 mil metros. Portanto é muito importante mesmo estar bem aclimatado para escalar esta montanha.

    Este, no entanto, é a maior dificuldade da montanha. Não há nada muito técnico e complicado além do preparo físico.

    Caminho:

    • Rota normal por Las Pailas

    Trajeto:

    • Cachi (cidade) - cume

    Equipamentos necessários:


    Links externos:





    Notícias Relacionadas:

    Quer contribuir com o Rumos?

    O Rumos está aberto a contribuição de seus leitores. Clique para saber mais.

     



    .
    O site Rumos: Navegação em Montanhas é mantido pelo Portal AltaMontanha.com - Consulte nossa Política de Uso!